Como melhorar o desempenho do Sistema Gerenciador de Banco de Dados?

on

Quando o desempenho do seu SGBD não está satisfatório, alguns itens devem ser checados, dessa forma poderá ser obtido um melhor desempenho, logo abaixo serão mencionados estes itens:

1. Ajuste do Modelo de Dados (Modelagem)

Geralmente quando o desempenho está ruim, logo se pensa em hardware, máquina, mas o primeiro item a serchecado é a modelagem (Design), com pequenas alterações no modelo, através da inclusão ou exclusão de índices, pode-se observar a queda no tempo de processamento do Banco de Dados.

2. Refinamento das Instruções SQL (Querys)

O segundo item a ser verificado são as instruções SQL, ou seja, as querys. A aplicação deve utilizar todas as vantagens do SQL e as caracterícticas do gerenciador para melhorar o processamento da aplicação.

3. Memória

A alocação de memória de forma adequada entre as estruturas do SGBD pode trazer efeitos positivos na perfomance. Outro recurso útil é a desfragmentação da memória, diminuindo o desperdício de memória inutilizada.

4. Ajuste da Contenção de Recursos

A contenção faz os processos esperarem até os recursos serem disponibilizados, um ajuste no processamento concorrente, evita a espera dos usuários.

5. Ajuste de I/O

A perfomance de várias aplicações é reduzida com I/O. Uma maneira de evitar este problema é melhorar a distribuição de dados em discos diferentes ditribuindo o I/O e evitando a contenção.

6. Atualizações do Sistema Operacional

O fabricante do sistema operacional está sempre corrigindo falhas, está atualizações devem ser instaladas, a falta de atualizações pode acarretar queda de perfomance.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *